segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Diário do Designer #7: Motivação e Disciplina

Ontem a noite eu terminei a tradução de todos os feitiços do meu vindouro RPG Masmorras Esquecidas. São quase 400 feitiços e, caras, que inferno foi traduzir. Ainda faltam alguns ajustes e uma revisão, mas o texto está ali, de qualquer forma.

O motivo pelo qual escrevo aqui hoje é para mostrar a dualidade entre Motivação e Disciplina. Precisei dos dois para terminar a árdua tarefa de traduzir esse monte de feitiços. Para mim foi cruciar escrever o porque eu estava fazendo isso e como eu iria fazer. O "porque" é a minha motivação e o "como" reflete a disciplina. Se você tiver isso na sua frente enquanto estiver escrevendo seu jogo, seu livro ou fazendo o seu trabalho vai perceber que as coisas acabam passando mais rápido que o necessário.

Então este post irá contar como eu encontrei minha motivação num projeto que eu tinha dado como "morto" e como prosseguir quando esta motivação não te dá aquele "gás" para fazer as coisas.

MOTIVAÇÃO

A primeira coisa que você precisa entender sobre estar motivado em escrever um jogo é que ela é somente a ignição do motor. Ela é importante mas não vai te sustentar até o final. Dito isso, ela não deixa de ser a coisa mais importante no projeto.

Minha motivação é resumida em uma frase: 

Fazer o maior retro-clone em língua portuguesa do meu RPG favorito. 

Eu inclui um bocado de coisas no plano original graças a esta frase. Se você vasculhar alguns dos posts passados verá que eu tinha determinado quatro raças (humano, elfo, anão e halfling) e quatro classes (guerreiro. clérigo, ladrão e mago). Mas meu RPG favorito é a primeira edição "avançada", então teria que incluir um bocado de coisas ali: gnomos, meio-elfos, paladinos, rangers, assassinos e até ilusionistas. Novas classes e raças me fizeram rever tudo que tinha escrito... e fiz tudo isso em três dias.

Em três dias produzi um documento de 40 páginas com quase todos os parâmetros de classe e raça da edição avançada. Ótimo, mas agora chegou a hora de encarar o ponto que eu havia desistido: magia.

Com a inclusão de druidas e ilusionistas ao panteão de conjuradores de Masmorras Esquecidas eu tinha listei todos os feitiços de cada classe e cheguei ao número de 400 feitiços. Claro que alguns se sobrepunham, mas não muito e isso foi muito desanimador. 

Não havia nada na minha frase acima que me motivasse a traduzir 400 feitiços, não mesmo. Este capítulo em questão parecia ser meu arqui-inimigo, minha ruína... então eu tomei a melhor decisão do projeto até agora: sai a motivação, entra a disciplina.

DISCIPLINA

Ok, 400 feitiços. Se eu traduzisse 15 feitiços por dia, ia fazer tudo em 26 dias. 15 Feitiços não pareciam ser tão intimidador, certo? Então eu decidi fazer isso - e em menos de um mês teria a tradução de todos os feitiços. Maravilha.

Então, com a meta em mente eu decidi me dedicar ao menos 1 hora por dia e pelo menos cinco dias na semana. Isso me daria, no mínimo, 5 horas semanais. Como meu grupo me deu cano de novo eu decidi que não vou jogar RPG por um bom tempo e iria contar essas cinco horas como "tempo de hobby". Cinco horas semanais para um hobby é um tempo justo e que toda pessoa deveria ter.

E foi assim que eu traduzi tudo em 21 dias - sendo que eu tenho uma revisão de texto ainda pendente. Então minha estimativa de 26 dias foi bem próxima do real. 

1 hora por pelo menos cinco dias da semana para traduzir algo em torno de 15 feitiços/dia. Esse foi o meu plano e não iria mudá-lo. O importante desse plano é que a disciplina valia para os dois lados: existe um mínimo de 15 feitiços como meta, mas um limite máximo de 1 hora por dia. Eu conseguia traduzir os feitiços tranquilamente, mas não foram raros os dias que eu extrapolei a uma hora estabelecida e isso foi fundamental para o meu sucesso. 

Por que? Primeiro eu não me cansava tanto. Segundo, a tarefa me deixava com "gostinho de quero mais" e me vi motivado a fazer algo no dia seguinte que antes eu julgava a tarefa mais chata (e talvez impossível) de se fazer. Isso aproximou a tarefa em si com a motivação que estabeleci acima. 

Muito provavelmente, o capítulo "Feitiços" será o mais importante para mim no projeto Masmorras Esquecidas pois ele me ensinou muitas coisas: que a motivação não é nada sem disciplina. A motivação não vai traduzir 400 feitiços por você. A disciplina de sentar na frente do computador e fazer alguma coisa é o que vai alimentar o LibreOffice de caracteres. Mas a disciplina não é nada sem um propósito e é bom que você tenha o motivo certo para isso.

Agora, quem diria, estou partindo para o capítulo "Como Jogar", onde irei discutir sobre Combate, Jogadas de Proteção, Seguidores e Mercenários. Foi uma longa jornada pelos feitiços Gygaxianos e, sinceramente, espero não ter que revê-los tão cedo.

TAVERNEIRO LOUCO


2 comentários:

  1. cara, com certeza motivação e disciplina são necessarios para nos que vivemos na criação de nossos mundos e sistemas. Não vejo a hora de ver o resultado de sua obra, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Criador! Mas vai demorar alguns meses pra soltar alguma coisa. Até o momento tenho 140 páginas de rascunho e estou na metade do livro ainda!

      Excluir