sexta-feira, 22 de maio de 2015

Blog do Designer #4: Atributos dos Personagens

Hoje vou abordar como irão funcionar os atributos em MASMORRAS ESQUECIDAS, meu novo RPG de Sword & Sorcery.

Atributos irão variar de 3 a 18. Valores acima ou abaixo dessa margem serão excepcionais, ao menos que os jogadores consigam jogadas excepcionais nos dados, não há nada "natural" que eleve os atributos acima de 18. Modificadores por raça e arquétipo (falaremos deles em posts futuros) poderão elevar a 19 ou 20, no máximo.

Sete atributos. Decidi mudar a lista de atributos. Agora eles são sete: Força (For), Destreza (Des), Constituição (Con), Inteligência (Int), Percepção (Per), Vontade (Von), Presença (Pre).

Geração de atributos. Irão funcionar com o velho método do 4d6, descarte o menor. Os jogadores poderão distirbuir os valores obtidos da maneira mais convenientes.

Modificadores de Jogadas. Funcionam em pares, como outros jogos. Eles irão ser usados como base nos testes (1d20 + Mod >= dificuldade). Eis os modificadores:

Valor    Mod.
02-03      -4
04-05      -3
06-07      -2
08-09      -1
10-11     +0
12-13     +1
14-15     +2
16-17     +3
17-18     +4
...

Pontos de Vida. Serão iguais ao valor do atributo Constituição do Personagem.

Sanidade. Sim! Teremos regras para insanidade. Essa regra terá relação direta com a Magia, pois ela é um elemento corruptor na maioria dos cenários de S&S. Além disso irá substituir os Alinhamentos em algumas situações. Seu valor inicial é igual ao valor do atributo Vontade do Personagem.

E é só isso que temos sobre os atributos. Simples, fácil, sem mistérios. Eu gosto do papel dos atributos em jogos como Aventuras Fantásticas e as regras são beeeeem práticas.

No próximo post: as quatro raças básicas (e como elas vão funcionar em MASMORRAS ESQUECIDAS). Até lá!

TAVERNEIRO LOUCO
mudando o sistema tudo de novo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário