domingo, 17 de maio de 2015

Blog do Designer #3: Crise de Identidade

Acabei de sofrer mais uma mudança na maneira como eu enxergo este projeto. Antes de repassar como eu estou lidando com meu RPG OSR, eu gostaria de recapitular o que ele "já foi" na minha cabeça até o momento.
  1. Inicialmente MASMORRAS ESQUECIDAS era pra ser um RPG introdutório como "Aventuras Fantásticas" foi na década de 90 para mim.
  2. Depois eu mudei de estratégia, pois vi que eu não ia sequer jogar o sistema. Então resolvi criar algo usando os moldes do Rune Quest.
  3. Outro engano. Desencanei de criar um sistema baseado em outro e comecei do zero.
E isso nos leva ao post de hoje. Caras, como esse projeto muda cada vez que eu me aprofundo nele. Estava tudo indo bem, mas eu cometi o erro de ler um "spin" do Swords & Wizardry chamado "White Box". Este é um retro-clone da edição original de 1974 do Dungeons & Dragons. 

Devo dizer que eu AMO este sistema. Claro, muito mais por nostalgia do que qualquer outra coisa. As seis habilidades, as quatro classes e as quatro raças. Isso tudo me traz boas lembranças.

Então, gostaria de retomar o projeto com um viés diferente do que foi apresentado originalmente. Vou fazer a minha versão introdutória do SRD mais famoso do mundo. Embora isso não mude o texto escrito até o momento, o sistema mudará completamente. 

Eu estou esboçando as raças e classes, bem como quais feitiços entrarão no livro básico. Estou me baseando no Swords & Wizardry e no SRD 3.5 para montar alguma coisa. Para os leitores que esperavam algo original, eu peço desculpas. Infelizmente, não poderei atendê-los. O que posso prometer é um sistema simples, fácil de ensinar mas com elementos extremamente familiares - comum a todos os retro-clones.

TAVERNEIRO LOUCO
Publicando isso antes que mude de ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário