quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Blog do Designer #1: O que é? O que não é?

Esta é a primeira postagem sobre o projeto Masmorras Esquecidas, um projeto pessoal de um RPG de Espada & Magia. Como eu anunciei anteriormente neste mesmo blog, o jogo será construído do zero, em termos de textos, regras e apresentações de conteúdo.

Como em outras ocasiões eu não consegui estabelecer uma identidade do jogo forte o suficiente e objetivos claros o bastante, resolvi planejar muito bem como o Módulo Básico será desenvolvido e publicado na internet. Ao mesmo tempo, gosto de compartilhar ideias com a Blogsfera e acho que a troca de experiência é fundamental para colher opiniões, informações e dividir experiências sobre a criação deste jogo.

Neste primeiro post, gostaria de determinar o que será o jogo e também o que ele não será. Este exercício foi feito pelo pessoal de outro RPG que admiro muito pela qualidade que é o Dungeon Crawl Classics. Mais especificamente, me refiro a esta postagem do autor ainda na fase de concepção do jogo. 


Pois é exatamente isso que irei fazer com o projeto Masmorras Esquecidas: o que é? O que não é?

1. Ele é um Módulo Básico de RPG autônomo.

2. Ele é inspirado em jogos antigos da década de 70 e 80.

3. Ele não é um retro-clone.

4. Ele não será uma referência direta de sistemas abertos nem tradução de um SRD.

5. Ele não buscará compatibilidade com nenhum RPG existente.

6. Ele terá uma licença aberta.

7. Ele deverá ser simples, mas não simplório.

8. Ele não terá regras para componentes estratégicas: movimentação, miniaturas, combate tático.

9. Ele será um RPG de Espada & Magia.

10. Ele é um jogo apropriado para personagens de baixo a médio poder (i.e.: pequenos personagens em grandes eventos - mas nunca personagens épicos).

11. Ele terá classes, raças e antecedentes.

12. Ele não terá níveis.

13. Ele terá pouquíssimas perícias e serão consideradas habilidades de classe.

14. Ele terá magias arcanas e clericais.

15. Ele não terá poderes psíquicos.

16. Ele permitirá evolução de personagens baseadas em histórias e arcos de aventura - a quantidade de monstros e tesouros não irá influenciar em nada na evolução dos personagens.

17. Ele usará apenas d6.

18. Este é o RPG de Sword & Sorcery que eu sempre quis jogar.

Estas são as características que irão permear a caracterização do sistema apresentado na postagem original do projeto. Este RPG possui motivações calcadas em alguns jogos específicos e estas inspirações serão melhores explicadas em um próximo post.

TAVERNEIRO LOUCO
desde 1984

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