terça-feira, 19 de setembro de 2017

Transformando o Mini Six em um RPG de Fantasia Medieval Clássica


Eu decidi usar o Mini Six em minhas mesas e gostei do resultado. Mas é claro que eu gostaria de fazer algumas modificações que melhor acomodem o meu estilo de jogo e preferências. Eu ainda não testei estas regras, porém se elas funcionarem eu vou escrever o RPG Masmorras Esquecidas em função disso.

Sendo assim, eis uma lista de alterações que realizei no jogo:

1. Criação de Personagens

Para criar um personagem, continuo utilizando os 12D iniciais entre quatro atributos: Força, Destreza, Inteligência e Presença.

As perícias não possuem mais graduação. Ao invés disso, o personagem possui a perícia ou não possui. Ter uma perícia concede um bônus fixo de +2D nas jogadas de dados para o atributo que está associada. Então um personagem de Força 3D com a perícia Luta, terá uma jogada de ataque corpo-a-corpo de 5D (3D do atributo + 2D da Perícia).

2. Perícias

Para este hack, escolhi uma lista beeeem restrita de perícias, para manter as coisas simples e abrangentes. Isso é importante para dar espaço ao player skill, certamente interessante para um Dungeon Crawl maroto. Não me envergonho em dizer que usei o Fate como inspiração para isso :-)

Eis a lista:

Força: Atletismo, Luta e Vigor

Destreza: Acrobacia, Armas de Disparo, Cavalgar, Esquiva, Furtividade, Ladroagem, Ofício

Inteligência: Conjurar Feitiços, Conhecimento, Cura, Empatia, Investigar, Percepção e Vontade

Presença: Comunicação, Contatos, Enganar e Provocar

3. Pontos de Resistência (ou: Pontos de Vida)

Para jogos no estilo dungeon crawl decidi usar a variante de Pontos de Resistência. A quantidade inicial (e máxima) de um personagem aventureiro é igual a: 20 + (3 x Força + Vigor).

Com isso, a Proteção (concedida por armaduras ou feitiços) será a única fonte de absorção de dano.

4. Defesa única

Ao invés das 3 defesas distintas, vou usar apenas um valor (chamado simplesmente de "Defesa"). Ela é calculada da seguinte forma: 3 x (Destreza + Esquiva)

5. Jogadas de Proteção ou Testes de Resistência

Quando isso for necessário, usar Força + Vigor para Fortitude, Destreza + Esquiva para Reflexos e Inteligência + Vontade para Vontade.

6. Pontos de Personagem e Pontos Heróicos unificados

Mini Six diferencia Pontos de Personagem para experiência e Pontos Heróicos para efeitos no jogo e bonus nas jogadas.

Neste hack, tudo será considerado Pontos de Personagem e compete ao Jogador definir sua estratégia em aprimorar suas habilidades ou realizar feitos incríveis.

Para aprimorar as habilidades de seu aventureiro, um jogador pode:

  • Comprar uma nova perícia. Custo: 15 pontos de personagem
  • Aumentar em 1D um dos seus atributos (até um limite de 5D). Custo: 20 x Valor Atual do Atributo
Para realizar feitos incríveis, um jogador pode usar um ponto de personagem para:
  • Ganhar um bônus de +6 em uma jogada de dados (até um limite de 3 pontos de personagem em uma única jogada).
  • Uma vez no combate, o aventureiro pode absorver o dano de um ataque, abosrvendo 1 ponto de dano para cada ponto de personagem gasto (até um limite de 6 pontos de personagem em um único ataque).

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