quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Masmorras Esquecidas chegou!



Depois de muitas tentativas e ideias sobre o que eu queria que o Masmorras Esquecidas fosse, finalmente concluí o projeto e ele se aproximou da ideia original de ser um RPG de Fantasia Medieval Clássica com regras e temas simples que remetessem aos jogos introdutórios dos anos 80, em especial Aventuras Fantásticas. No entanto, o projeto não pode deixar de sofrer influências de outras iniciativas relacionadas à OSR e os retro-clones de D&D (principalmente o Whitebox e o Black Hack).

O primeiro e essencial livro se chama Regras Básicas e, como o próprio nome sugere, possui todas as informações sobre como jogar. As regras ocuparam apenas 24 páginas, incluindo capa, ficha de personagens e dois grids para o Árbitro criar suas aventuras e campanhas.

Agora, Masmorras Esquecidas passa a andar com suas próprias pernas e eu não poderia estar mais feliz com o resultado, especialmente depois de experimentá-lo em minha mesa. Fiquei extremamente entusiasmado em poder rever os jogos de exploração, seja em Ermos por meio de uma grade hexagonal ou a clássica incursão às masmorras e subterrâneos. Confesso que escrevi este jogo para mim mesmo e, agora, poder respirar a fantasia como a conheci utilizando um jogo que eu mesmo compilei é bastante gratificante e saudosista.

Qual o próximo passo? Um cenário de campanha, claro! A campanha que criei para vir a ser o primeiro módulo do jogo se chama “Aventuras em Costa Rubra” e já está em desenvolvimento. Ele possui um pé no sub-gênero de Espada & Feitiçaria (Sword & Sorcery) marcado por histórias como Conan de Robert E. Howard e Fafhrd and the Gray Mouser de Fritz Leiber, mas com algumas preferências e influências que remetem aos meus três jogos antigos favoritos: Hero Quest, Warhammer Fantasy Roleplay e Aventuras Fantásticas Avançado (Dungeoneer/Blacksand!).

Diante dos atraso e indecisões sobre o que o jogo deveria ser eu estou receoso de dar um prazo para o suplemento. Além disso, a forma com que irei apresentar o cenário é diferente de tudo que eu já fiz e não sei qual será o ritmo de desenvolvimento do material.

O que posso prometer, no entanto, é postar aqui o progresso das coisas e algumas prévias sobre o que esperar do primeiro módulo. Com isso, pretendo retomar de vez as atividades deste blog. Vamos ver como vai ser isso.

De qualquer forma, o livro de Regras Básicas do Masmorras Esquecidas está disponível para download aqui.

5 comentários:

  1. Você pretende fazer um suplemento com mais aptidões?

    ResponderExcluir
  2. Você podia divulgar esse sistema com um canal no yutube.

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa, amigo! Também escrevo livros de RPG e pretendo um dia publicar um "livro básico" que nem você!
    Não sei se você ainda visita o seu blog, tendo em vista que não posta já faz um tempão, mas gostaria de fazer umas perguntas:
    Onde você conseguiu as ilustrações do seu livro? Até o momento eu tenho me virado com imagens de domínio público... As suas ilustrações são assim também ou você as encomendou de um artista?
    Como você faz para lidar com a questão dos direitos autorais? Eu vi que no final do seu livro você colocou um texto padrão de copyright que a Wizards disponibiliza. eu gostaria de saber: basta colar esse texto padrão no fim do livro para poder escrever livros centrados em cenários oficiais de D&D?
    Espero que você ainda passe por aqui e veja meu comentário!
    Forte abraço e espero que volte a postar um dia! Te adicionei à minha blog roll, para o caso de você postar novamente eu ficar sabendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser, dê uma lida em meu humilde blog dedicado a RPG, medievalismo e literatura: https://bardodanevoa.blogspot.com/

      Excluir